ENEM PÁGINA DO PARTICIPANTE

Estudar para passar em uma universidade pública pode ser um sonho difícil de ser alcançado se não for traçada a estratégia correta. Aqui você vai conhecer as melhores estratégias.

Aprenda a estudar com a Página do Participante

Produzimos o melhor conteúdo para vestibulandos. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Profissão Geógrafo: Atuando em áreas ambientais

Está completamente enganado aquele que acha que para escolher a profissão geógrafo tem que saber de cor todas as capitais do mundo.

Geografia deixou de ser há muito tempo matéria de “decoreba”. Não vá pensando que basta saber nomes de rios e capitais, interpretar mapas e contabilizar senso demográfico da população que você se tornará um bom Geógrafo.

Hoje com o mundo cada vez mais preocupado com os problemas ambientais, escolher cursar Geografia é ir além de decorar.

Se preocupar em analisar dados para solucionar problemas de planejamento urbano e coletar informações para tornar o planeta mais sustentável são bases de um bom profissional da área.

Profissão geógrafo e as diversas áreas

Cada vez mais empresas contratam profissionais graduados em geografia para trabalharem na consultoria e assessoria ambiental.

Com empresas cada dia mais preocupadas com o bem estar do planeta e da sociedade, a criação de setores exclusivos de gestão urbana e impacto ambiental está cada vez mais em alta.

Atuar nas áreas de pesquisa é outro campo aberto para quem optar por esse caminho. Especializações como climatologia, biogeografia e geomorfologia estão se abrindo por todo país, formando profissionais cada vez mais capacitados para analisarem dados e prevenirem futuros problemas para a sociedade e o planeta.

Por utilizarem dados importantes como composição de solo, formações terrestres, problemas socioeconômicos e alta tecnologia, o Geógrafo sempre trabalhará com profissionais de outras áreas, como psicólogos, sociólogos, arquitetos, engenheiros, economistas e até biólogos.

Além deles, os profissionais da informática serão sempre de grande auxílio, pois cada dia as tecnologias voltadas para a melhoria do mundo estão avançando e traçar dados com mapeamentos via satélite e utilizar softwares de última geração para geoprocessamento de dados não são mais coisas do futuro, já é realidade.

Para ser bom na profissão Geógrafo você deve possuir características específicas, como boa concentração, capacidade analítica e de comunicação, ser um ótimo observador e ter uma boa base de síntese de conteúdo teórico.

O Geógrafo é um profissional que trabalha sempre no coletivo, por isso, gostar de trabalhos em grupo é fundamental. O gosto pela leitura e ciências em geral são a base de tudo, pois pesquisar é uma das principais atividades dessa carreira.

Pesquise bastante em sua região quais são as possibilidades de trabalho no campo escolhido. Lembre-se que além de todas as opções acima você ainda poderá optar por lecionar e ensinar tudo aquilo que aprendeu. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.