ENEM PÁGINA DO PARTICIPANTE

Estudar para passar em uma universidade pública pode ser um sonho difícil de ser alcançado se não for traçada a estratégia correta. Aqui você vai conhecer as melhores estratégias.

Aprenda a estudar com a Página do Participante

Produzimos o melhor conteúdo para vestibulandos. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

Como criar um plano de estudo para Enem

Dedicação, foco, capacidade de superação são alguns dos atributos fundamentais para passar no Enem 2018. Para esses fatores ajudá-lo a conseguir uma vaga na universidade, é primordial aprender como montar um plano de estudo para Enem. Com um planejamento adequado, fica muito mais fácil para você assimilar o conteúdo cobrado nas provas.

A primeira ação para a montagem desse plano de estudos intensivo para o Enem é saber o seu tempo disponível para estudar durante a semana. É muito importante que você tenha uma rotina diária de estudos, porque vai permitir você se preparar melhor, conciliando o estudo com as demais atividades do cotidiano (trabalho, escola, lazer, compromissos familiares, entre outras).

fazer plano de estudo para enem medicina

Como criar plano de estudos para Enem

Objetivos: não viva sem eles

Parece óbvio, mas não é. É crucial você ter um objetivo principal na hora de aprender como criar um plano de estudos para o Enem. Então, nada mais justo que a sua meta mais importante seja entrar numa universidade.

Outra dica é ter um objetivo a ser cumprido por dia de estudo. Por exemplo, resolver diversas questões relativas à concordância nominal e verbal e obter um aproveitamento superior a 80%. Nesse caso, é fundamental verificar se o resultado conquistado está dentro do seu planejamento. Se você não atingiu o seu objetivo, é necessário estudar o conteúdo com mais afinco e procurar tirar dúvidas com professores ou com outros vestibulandos.

Também é interessante que os objetivos sejam divididos por semana e por mês. Dessa forma, você verifica em quantos dias da semana a meta alcançada foi cumprida. Além disso, tenha um controle mensal de como o estudo está sendo realizado. Sem dúvida, são medidas que vão ajudá-lo a fazer ajustes no seu planejamento e te dar bons resultados futuramente.

Horários: planejamento é tudo

Elaborar um planejamento de estudos com objetivos bem definidos tem um desafio bem interessante: montar um cronograma com os horários das atividades da preparação e com os demais compromissos do cotidiano. É fundamental ter ciência de que os estudos devem ter um espaço importante na agenda, mas não vale a pena deixar a família, os amigos e a escola de lado.

plano de estudo descomplica para o enem

Por exemplo, você tem mais facilidade de assimilar um conteúdo de manhã. Nesse caso, a dica é procurar acordar cedo e iniciar os estudos. Se for possível, procure estudar duas horas no começo de manhã.

Para os que têm dificuldades de cumprir horários, o cronograma é uma alternativa bem interessante que, na maioria dos casos, dá mais disciplina para o vestibulando e o deixa mais focado em conquistar uma vaga.

O ideal é que a agenda de atividades seja elaborada por semana e com antecedência. Separe um tempo para fazer a lista de ações por um determinado período de tempo. Esse tipo de iniciativa pode fazer até parte de seu cronograma para facilitar a sua organização. Caso você tenha dificuldades em montar um plano de estudos, você também pode pegar um plano de estudos pronto para o Enem na internet.

Selecione as matérias

Escolher as matérias para estudar é uma das partes mais importantes do seu planejamento de preparação para o Enem. Nesse momento, você deve pensar em dois fatores: tempo disponível e disciplinas mais importantes.

A recomendação é estudar as matérias em que apresenta maior dificuldade nos horários em que você está com a mente mais descansada. Normalmente, os finais de semana e feriados são os momentos mais adequados para adotar essa medida.

Nas disciplinas em que você domina o conteúdo, procure estudar nos horários que não vão prejudicar o seu rendimento. Dessa forma, você consegue assimilar mais informações e evita esquecer pontos importantes que podem ser explorados numa questão da prova.

Logicamente, a seleção das matérias varia de acordo o seu nível de conhecimento sobre o assunto. De qualquer maneira, o resultado da sua preparação é muito influenciado pela escolha do tempo destinado às disciplinas que serão cobradas.

Vale a pena colocar Descanso e lazer no meu plano de estudos?

Procure reservar um horário fixo para dormir. O descanso tem um papel fundamental para o estudante estar sempre disposto a aprender mais. Estudar demais pode ser prejudicial, quando provoca um desgaste muito grande no candidato.

O raciocínio flui bem melhor quando a mente está descansada. Por isso, tenha intervalos para o repouso mesmo no horário reservado ao estudo. Por exemplo, você está estudando Biologia, das 7 horas às 8h30 da manhã. Nesse período, procure dar uma pausa de cinco minutos a cada 40 ou 50 minutos. Isso ajuda a amenizar o efeito da estafa mental e recarrega as energias.

O tempo de intervalo para o descanso durante o horário de estudos pode variar, de acordo com a sua disposição. O importante é você ter em mente que quantidade nem sempre reflete em qualidade, quando o assunto é preparação para o Enem. Você pode até estudar muito, mas respeite os próprios limites para não prejudicar o seu desempenho.

Se você quer fazer bonito na prova, reserve também um tempo para o lazer. Momentos de descontração ajudam a mente estar mais receptiva para obter mais conhecimento. O raciocínio flui bem melhor, quando estamos alegres em vez de carrancudos e preocupados.

lazer ajuda nos estudos

O lazer é ainda um fator muito importante para a autoestima. Por isso, procure destinar uma parte do dia e, principalmente, nos finais de semana para fazer atividades que o deixem mais relaxado, como ver um jogo de futebol, ir com os familiares e amigos para um restaurante, curtir uma praia, entre outras. Mais confiante, feliz e com a mente descansada, você terá mais condições vencer a concorrência.

Exemplo de cronograma

O objetivo, definir os horários de estudo, escolher as matérias e ter momentos de descanso e lazer fazem parte de um bom planejamento para conseguir uma vaga. Para ajudá-lo a conquistar a vaga dos seus sonhos, nada mais justo do que mostrar um exemplo de um cronograma de estudos.

Assim, vai ficar mais fácil para você montar o seu planejamento e organizar a sua rotina diária de atividades. Faça o download aqui do plano de estudos para o Enem grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.