7 Estratégias para criar o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo

Que o texto para o Enem deve ser feito no formato dissertativo-argumentativo você provavelmente já sabe, mas você sabe alinhar sua linha de raciocínio de uma forma envolvente e que atraia a atenção do seu examinador?

Se você veio até este texto para descobrir isso, continue abaixo para aprender como fazer o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo nota mil.

O desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo corresponde à reunião de cada argumento que o candidato utiliza para defender o ponto de vista exposto na sua introdução.

Assim, são ideias usadas, por exemplo, para indicar por que o autor é a favor ou contra determinada questão ou ainda quais são os pontos positivos e negativos relacionados à determinada questão, etc.

CONFIRA: 5 Destaques essenciais para a Redação Nota Mil.

Objetivos a serem atingidos com a dissertação

A introdução apresenta o que se pode chamar de problema ou uma situação problema.

Nesse sentido, deve-se lembrar de que a conclusão precisa obrigatoriamente apresentar uma solução ao problema exposto, isto é, uma proposta de intervenção social, sempre possível de se concretizar, por exemplo:

  • Por intermédio da família;
  • Da escola;
  • Do governo;
  • De ONGs;
  • Das mídias sociais.

Todas estas questões devem estar sempre em respeito total aos direitos humanos, para que a redação não seja zerada e assim, desclassificada.

A proposta de intervenção também não deve ser constituída por uma ideia impossível de ser aplicada, deve ser uma solução viável, para demonstrar a sua aplicabilidade.

Vale lembrar que ainda é interessante que o candidato explique o modo como pode ser desenvolvida a ação pensada para solucionar o problema ou atingir alguma melhoria na situação.

Os argumentos devem estar no desenvolvimento do seu texto e podem ser construídos por intermédio de algumas estratégias e recursos que veremos abaixo.

Criando o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo

Estas estratégias que você aprenderá vai servir para preencher aspectos importantes no seu texto. Quanto mais itens você utilizar maior será a chance de tirar uma nota mil.

Citações

Trata-se da cópia de um pequeno trecho de uma obra ou texto publicado, então se deve citar o nome do autor responsável pela criação da parte copiada.

Veja como usar as normas da ABNT.

Dados estatísticos

Quando o autor deseja apresentar informações adquiridas por meio de pesquisas quantitativas, qualitativas, categóricas ou indefinidas.

Justificativas

Trata-se de explicar determinada ideia exposta, por exemplo, justificar o motivo pelo qual o autor de determinado texto tem determinado ponto de vista.

Exemplos

São explanações referentes a situações presenciadas ou ouvidas pelo autor do texto, para exemplificar o assunto abordado no texto.

Comparações

Referem-se à análise de dois ou mais objetos ou situações com o propósito de encontrar diferenças ou semelhanças.

Alusões históricas

Quando são expostas informações referentes a um determinado período da história, por exemplo, uma guerra, revolta etc.

Texto claro conquista o leitor

Este último “hack” eu diria que é um dos mais importantes para uma boa criação de um desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo.

A clareza do texto é uma estratégia argumentativa na medida em que o leitor/avaliador poderá entender as ideias, e entendo, poderá concordar com o que está sendo exposto.

Assim sendo, para conquistar o leitor, quem escreve deve procurar por todos os meios ser claro, objetivo, isto é, utilizar-se da estratégia da clareza.

A clareza não é, pois, um argumento, mas é um meio (estratégia) imprescindível, para obter adesão das mentes.

Atraindo a atenção do examinador

Em suma, para criar um desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo o candidato deve refletir e reunir as informações acerca do tema proposto para a escrita da redação e isto envolve construir as ideias ao longo do texto de forma criativa, interessante, convincente, ao mesmo tempo, não é preciso passar dos limites.

Isto é, muitas vezes as pessoas querem escrever algo de forma bonita, utilizando palavras diferentes das que geralmente escrevem e acabam escrevendo de forma confusa, o que acaba resultando no desenvolvimento de ideias confusas, sem coesão e coerência.

Portanto, para que o candidato atinja uma nota excelente na redação, o ideal é que haja um planejamento de escrita, que cada parte fique exatamente definida em um esquema.

Assim, posteriormente poderá fazer um desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo, somente desenvolvendo as ideias de cada parte de forma organizada, bem estruturada, clara e objetiva.

Para finalizar o texto, eu tenho um convite para você: Comente abaixo qual a sua maior dificuldade na hora de desenvolver um texto dissertativo-argumentativo.

Todas as dúvidas serão respondidas em um ebook especial que estamos preparando sobre como fazer desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo para tirar nota mil na redação. Seu comentário poderá estar lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.