5 dicas importantes de como se preparar para o Enem 2018

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado no fim do ano passado recebeu mais de seis milhões e meio de inscrições em todo o Brasil. A prova tem uma grande importância para quem deseja ingressar em uma universidade pública e saber se preparar para o Enem vai te ajudar a alcançar sua meta.

Desde 1998 quando a prova foi criada há 2011 o exame era realizado apenas uma vez ao ano. No entanto o MEC (Ministério da Educação) resolveu fazer duas provas ao ano para oferecer mais oportunidades aos estudantes.

Afinal de contas, é melhor estudar por cursinho online ou presencial?

Como se preparar para o Enem

Disciplina: Ter disciplina nos estudos é muito importante. A primeira coisa a fazer é marcar o horário para estudar em um local com boa iluminação e silêncio. Outro fator importante é resistir as tentações, nada de ficar entrando em redes sociais ou wahtsapp enquanto está concentrado, assim você pode aproveitar mais e aprender. No começo é comum encontrar algumas dificuldades, mas é preciso ter força de vontade.

Estudo diário: Quem deseja ter uma boa nota no Enem precisa se esforçar bastante. Quem não faz cursinho pode estudar em casa, a dica é estudar todos os dias por cerca de três ou quatro horas com pequenos intervalos de 10 á 15 minutos para não ficar muito cansativo.

A prioridade deve ser dada as matérias que você mais encontra dificuldade. Se possível converse com um professor para tirar todas as dúvidas. Evite apenas estudar de madrugada, pois o cansaço será maior. É importante saber separar o tempo de lazer e de estudos, é necessário também ter boas noites de sono.

Leitura: Não há nenhuma matéria específica para se estudar para o Enem, porém os professores indicam para os candidatos investirem na leitura de jornais, livros, revistas enfim, todo conhecimento é bem vindo, afinal cai bastante sobre atualidades na prova, então é preciso dominar todos os assuntos.

Quem não gosta muito de ler pode usar a televisão, rádio para assistir e ouvir debates de temas relevantes.

16 super dicas de como estudar para o Enem

Provas anteriores: Uma excelente dica de como se preparar para o Enem é fazer simulados e provas aplicadas em anos anteriores, pode ser vestibular, concurso ou até mesmo do Enem. Essa é uma das formas de estudos mais indicadas pelos professores. Se possível estipule um horário para o término, assim você já vai se acostumando e no dia não fica tanto nervoso.

Redação: A redação é uma das partes mais importantes do Enem, pois vale de 0 á 1.000. A dica é treinar bastante para se preparar. O tema da redação muda a cada ano por isso é importante dominar todos os assuntos.

Antes de começar a escrever a redação veja o tema e reflita sobre tudo o que possa escrever. Uma boa redação deve conter três passos: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.