Para passar em medicina não precisa ser nenhum superdotado! Por ser um curso bastante concorrido, o que você precisa ter é um correto plano de estudos, além é claro, de foco e determinação.
Abaixo, separamos as 10 dicas mais importantes para que você tenha sucesso na hora de concorrer a uma vaga em medicina. No final do texto você também poderá fazer um download gratuito do plano de estudos para medicina.
O segredo para passar em medicina
#10 – A prioridade é estudar!
Enquanto você não passar, tenha em mente que a prioridade será os estudos! Não estamos falando aqui para você se alienar do mundo, da vida e nem parar para comer ou ver um pouco de televisão. Calma, não é nada muito radical!
Quando falamos que a prioridade é o estudo, quer dizer que você deve tomar cuidado para não substituir seus livros de medicina pelo facebook ou a novela.
Procure sempre estudar primeiro e se divertir depois. Pense a longo prazo. Lembre que, depois que você passar na prova, poderá festejar à vontade com seus amigos e familiares!
#9 – Não se isole do mundo
Procure não se isolar do mundo e nem esquecer suas atividades rotineiras, como por exemplo lavar a louça ou jogar o lixo fora (mas é claro, que se elas puderem ser delegadas a outra pessoa durante o seu período de estudo, melhor ainda). Viajar também nunca é demais.
Converse com os seus familiares e amigos e explique que esse é o seu momento de estudo! Lembre-se que passar em medicina é o seu maior objetivo! Divida o seu tempo de forma que nada atrapalhe seus estudos e sua vida particular!
#8 – Pense mais na qualidade do que na quantidade
Estudar demais é muito bom. Porém, não esqueça de verificar se a qualidade do seu estudo está de acordo com os seus limites físicos e psicológicos.
Faça um plano de estudo com toda a matéria a ser revisada diariamente e foque naquelas que você tiver mais dificuldade!
Estudar tudo em cima da hora, uma semana antes também não é o ideal.
#7 – Torne o estudo divertido!
Assistir a vídeos e documentários sobre medicina é uma ideia para o estudo não ficar tão maçante. Também há muitas séries na TV paga sobre o tema. Porém, lembre-se que essa sugestão é para aliar (e não substituir) ao estudo dos livros e do material passado pelo professor do curso. Quem gosta de tecnologia, também pode baixar aplicativos de estudo.
#6 – Nunca se esqueça da sua saúde
Para assimilar a matéria sem sofrimento, não adianta estudar com sono ou com fome. Passar a madrugada em cima do livro, principalmente na véspera da prova não é uma boa ideia! O sono e a ansiedade são as bases para a falta de concentração e o esquecimento.
Procure dormir de forma correta e se alimentar nos horários certos. Evite comer a chamada junk food e pular as refeições. O seu cérebro precisa de energia e agradece!
A prática de exercícios físicos também é ideal para a concentração e para a inteligência! Faz gastar a energia e ajuda a baixar a ansiedade e ter uma boa noite de sono.
Quando terminar o estudo, procure dar uma corrida ou caminhada, nem que seja no quarteirão perto de sua casa. Garanto que irá liberar o estresse e a energia acumulada!
#5 – Tenha seus objetivos em mente
Toda vez que você desanimar quando estiver estudando para medicina, procure se motivar. Para isso, escreva em uma agenda ou caderno seus objetivos e tenha eles sempre à mão.
Escreva como você deseja estar daqui a cinco anos. Visualize e escreva seus objetivos para transformá-los em metas. Verifique o que você tem feito para estar do jeito que você almeja daqui a esses cinco anos! Você pode se surpreender!
#4 – Tenha curiosidade e iniciativa
Após se matricular no vestibular para medicina, procure saber mais sobre as Faculdades as quais você estará prestando a prova. Leia editais anteriores para saber também o nível de exigência das provas e faça sempre muito exercícios das provas anteriores.
Conhecendo o estilo da avaliação e o “clima” do local, você já estará na frente de muitos candidatos!
Verifique antes como chegar nos locais de prova, para não ter ansiedade no dia!
#3 – Como se preparar
Crie o hábito e uma rotina de estudos, dando ênfase primeiro para as matérias mais difíceis para você. Não adianta tirar boa nota em Biologia e tirar uma nota ruim em redação por exemplo, que costuma ter um peso grande nos vestibulares.
Como seu objetivo é passar em medicina, procure gabaritar as matérias de maior peso, sem esquecer as outras. Um candidato que foi aprovado em medicina tirou nota máxima na prova de português e redação. Além de sair bem nas outras matérias, é claro!
#2 – Escolha a melhor forma de estudo para você
Para passar em medicina, você precisa encontrar a melhor forma de estudar dependendo da sua personalidade e do seu histórico de vida.
Se você for uma pessoa proativa e disciplinada e consegue estudar sozinho em casa, uma boa dica é fazer um cursinho online, que poderá te dar mais liberdade, flexibilidade e variedade de horários para estudar.
Agora, se a sua motivação para estudar é com outras pessoas, tendo um professor presencial, que possa tirar suas dúvidas na hora, procure fazer um cursinho presencial. O que importa é estudar sempre! Traçar um cronograma de estudo e realmente cumpra todos os dias.
#1 – Esteja sempre informado
Leia muito! Quanto mais você ler diversos estilos de textos, mais aumentará o seu vocabulário e sua capacidade de interpretação. Se puder, leia artigos científicos, em inglês ou espanhol, ou até mesmo textos críticos.
Além disso, ler jornais, revistas e sites de notícias permitirá que você fique informado para fazer uma boa prova objetiva e principalmente a redação. Procure acompanhar o noticiário diário e as principais manchetes políticas, econômicas e sociais do país e do mundo. A redação costuma ter um peso muito grande e você precisará estar bastante informado sobre os acontecimentos mais recentes.
Quando a leitura estiver cansativa, descanse um pouco! Busque integrar a leitura a documentários e filmes sobre o assunto, para que o estudo fique mais completo e dinâmico!
E aí, gostou das nossas dicas de como passar em medicina?! Siga também as nossas redes sociais, deixa aqui o seu comentário e faça um download do plano de estudos AQUI.