ENEM PÁGINA DO PARTICIPANTE

Estudar para passar em uma universidade pública pode ser um sonho difícil de ser alcançado se não for traçada a estratégia correta. Aqui você vai conhecer as melhores estratégias.

Aprenda a estudar com a Página do Participante

Produzimos o melhor conteúdo para vestibulandos. Aqui tem tudo que você precisa para ser aprovado.

5 dicas de como escrever uma redação nota mil no Enem

Escrever uma redação nota mil pode parecer trabalho para profissional, mas acredite, não é!  Terror de muitas pessoas ao longo da vida acadêmica, a redação  pode fazer a diferença na busca para uma boa pontuação, como por exemplo, na prova do Enem.

O primeiro passo é ter um bom entendimento sobre o tema proposto, para desenvolvê-lo com coesão e coerência, além de aplicar de forma correta a língua portuguesa, atento sempre a erros de pontuação e de concordância gramatical.

atualidades para redação enem

Confira abaixo 5 dicas essenciais de como escrever uma redação nota mil e ser aprovado em qualquer exame ou avaliação:

5 dicas de como escrever uma redação nota mil

#5 – ESTEJA SEMPRE INFORMADO

Leia sempre muitos jornais, revistas, periódicos e procure estar sempre informado e atualizado sobre questões sociais e políticas de seu país e do mundo.

Para escrever com propriedade, dominando o assunto, é necessário que se tenha um conhecimento prêvio sobre o tema, além é claro, de compreender a proposta da redação. Leia também o enunciado com bastante atenção!

#4 – PRESTE ATENÇÃO NA COESÃO E NA COERÊNCIA DO TEXTO

Esses dois aspectos são fundamentais para escrever uma redação nota mil! Procure sempre escrever um texto coeso e que seja coerente para o leitor. Ao mudar de assunto, procure fazer novos parágrafos.

A redação precisa seguir uma lógica de raciocínio, com apresentação, desenvolvimento e conclusão. Evite frases soltas, sem sentido aparente, sem lógica e cujas ideias não se complementam no decorrer do texto.

Uma boa maneira de evitar o não entendimento do leitor é ler o texto para si mesmo de maneira silenciosa.

>>>Descubra qual a importância em montar uma rotina de estudos<<<

#3 – NUNCA ESQUEÇA A PONTUAÇÃO !

Uma redação sem pontuação é como o sal para a comida: não pode faltar! Vírgulas, crases e acentos são importantes para o real entendimento do texto. Inclusive para a respiração do leitor. Imagine um texto sem vírgulas! Onde não há pausas. Você não ficaria cansado ou até mesmo entediado de ler .

Outro ponto que deve ser lembrado, é que a vírgula não separa o sujeito do verbo, a não ser que componham frases diferentes. Fique atento!

#2 – A CRASE MERECE DESTAQUE

Colocar crase é simplesmente prática e entendimento do porquê de seu uso. A crase é a junção do artigo feminino a com o a do início dos pronomes.

Lembrando, que antes de verbos no infinitivo e de palavras masculinas nunca se usa crase (neste último caso, se acentua, caso esteja subentendido expressões como “à maneira de ou à moda de”) e antes de verbos no infinitivo. Também não há crase antes de palavras repetidas, como por exemplo, cara a cara.

Por outro lado, emprega-se a crase sempre antes de palavras femininas e de locuções adverbiais femininas de tempo, lugar e modo e antes de expressões que remetam a horários;

Não esqueça de estudar também as diversas regras e exceções que fazem com que o emprego da crase seja opcional. Procure dicionários de referência, inclusive onlines e leia as principais regras antes de fazer a redação!

Caso você tenha muita dificuldade em língua portuguesa o mais aconselhável é que faça algum cursinho. Você pode conferir AQUI qual o melhor cursinho para o Enem.

manter calma prova redação enem

#1 – MANTENHA A CALMA!

Uma super dica para escrever uma redação nota mil, além de todos os pontos citados acima, é sempre manter a calma.

Organize-se ao máximo para ter tempo de fazer uma boa redação. Se a prova é do ENEM ou de um concurso e você tem dificuldade para fazer a redação,  comece por ela, mesmo que seja no rascunho.

Evite deixar por último, pois depois poderá não ter tempo de escrever com tranquilidade e eficiência.

Você gostou desse post? Tem alguma outra dica sobre como escrever uma redação nota mil? Conte para nós abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.