Viagem ou Viajem? Não caia nesse erro

Na dica de português de hoje você pode acompanhar qual a diferença entre viagem ou viajem. Existe um jeito certo de escrever?

0
194

Que a língua portuguesa é difícil, isso ninguém pode negar! Em alguns casos, quando estamos conversando verbalmente esses erros passam despercebidos por utilizarmos, de forma geral, uma linguagem coloquial, sem formalidades. Outras vezes, como o som das palavras é o mesmo, nem pode se considerar erro quando falamos, como é o caso das palavras viagem ou viajem.

Sinceramente, ao falar não há como dizer se está certo ou errado, mas quando precisamos colocar essas palavras no papel sempre surge a dúvida: quando usar viagem com “G” ou “J“?

Em um texto informal, você escolhe uma na sorte e seja o que Deus quiser: tanto faz. Mas na hora de escrever uma redação para o Enem, a escolha errada pode lhe custar alguns pontos. Então veja agora qual a forma correta de se utilizar essa palavra. Veja também alguns exemplos.

viagem ou viajem com g ou com j

Viagem ou Viajem

Por incrível que pareça, as duas formas de se utilizar a palavra estão certas. Porém, cada uma deve ser utilizada em ocasiões diferentes.

A palavra viagem com é um substantivo, desta forma não existe a possibilidade de utilizá-la com os pronomes oblíquos átonos: Eu, tu, ele, nós, vós, eles. Assim, viajem com nada mais é do que a conjugação verbal do próprio verbo.

Relembre: O que é um substantivo  

De uma forma geral, nos ensinaram que substantivo é a palavra que dá nome aos seres. Mas também são responsáveis por exprimir uma ação, neste caso será a viagem. Para facilitar, lembre-se que os substantivo, geralmente, veem acompanhados de um pronome ou artigo: O, A, OS, AS, SUAS ESTA, AQUELA…

Exemplos:

  • Aquela viagem que fizemos foi boa.
  • As viagens aliviam a alma.

Relembre: o que é um verbo

Lembre-se que, no caso do verbo, um sujeito estará praticando uma ação verbal. O verbo viajar utilizará sua forma com J quando indicar a 3ª pessoa do plural no presente do subjuntivo ou no imperativo.

Exemplos:

  • Rezo para que eles viajem em paz.
  • Viajem logo, quanta demora!

Dica para não confundir Viagem e Viajem

Para não errar mais a diferença, lembre-se desta frase abaixo:

Meus pais estão com uma viagem marcada para as férias de fim de ano. Espero que eles viajem.

Gostou, ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Comente abaixo e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais.

SHARE