Quem foi Juscelino Kubitschek? O governo dos 50 anos em 5

0
129

Saber quem foi Juscelino Kubitschek é apenas um ato para reconhecer este que foi um dos homens mais importantes do Brasil. E apesar de ser considerado hoje como um dos homens mais importantes a assumir a Presidência da República, JK assumiu o Brasil em um época bastante conturbada e de instabilidade política.

Juscelino é um ex-presidente, que ficou bastante conhecido pelos seus projetos relacionados ao desenvolvimento do Brasil, incluindo a criação da nova capital federal. Além de desbancar fortes candidatos e ter uma morte, no mínimo, incontroversa.

quem foi Juscelino Kubitschek

Quem foi Juscelino Kubitschek

Com a morte de Getúlio Vargas em 1954, seu vice, Café Filho, tentou de todas as formas impedir que JK disputasse a candidatura ao cargo de Presidente. Isso se deve ao fato de que Café Filho era membro do partido político União Democrática Nacional, UDN, o mais conservador da época. Além disso, a UDN era uma forte opositora do Partido Social Democrata, PSD, do então candidato Juscelino Kubitschek.

Entretanto, mesmo em meio às desavenças, JK se candidatou e foi eleitor presidente do Brasil em outubro de 1955 com uma margem de 36% dos votos válidos. Café Filho morreu um mês após as eleições devido um ataque cardíaco.

Com medo de que as coisas pudessem sair do controle devido a instabilidade política, Marechal Teixeira Lott resolve tomar o poder após a morte de Café Filho. Seu objetivo era assegurar que JK pudesse tomar posse do cargo em janeiro do ano seguinte.

>>>Conheça o melhor cursinho preparatório para Enem<<<

Finalmente o Presidente Juscelino Kubitschek

Em janeiro de 1956 Juscelino Kubitschek conseguem então tomar posse do cargo e se torna o 20º Presidente Brasileiro. Em pouco tempo JK consegue conquistar a admiração do povo devido suas ideias modernizadoras e desenvolvimentistas. Entre seus feitos mais conhecidos está o desenvolvimento econômico brasileiro de cinquenta anos em cinco.

Esse desenvolvimento só pôde acontecer devido a alguns fatos especificados nos 31 objetivos de JK descritos no Plano de Metas, como:

  • Investimento privado;
  • Constução de rodovias;
  • Educação;
  • Alimentação;
  • Investimento em hidrelétrica; e
  • Construção da nova capital.

Com o desenvolvimento a todo vapor empresas estrangeiras começaram a investir em fábricas no Brasil. Em 1959, a Volkswagen abre sua primeira fábrica no país. Por fim, um o feito mais conhecido de JK foi, sem dúvidas, a construção de Brasília.

A construção da nova capital já era um projeto antigo, desde 1891. Entretanto, foi Juscelino o homem capaz de realizar a obra. A construção da nova capital durou cerca de mil dias e foi inaugurada pelo próprio Juscelino, em 21 de abril de 1960.

A ditadura e a morte de JK

Apesar do grande feito, a construção de Brasília foi um fator determinante para o aumento da dívida pública brasileira. Mesmo assim, JK se tornará cada vez mais popular. Com o fim de seu mandato, o ex-presidente se tornou Senador pelo estado de Goiás. No entanto, com o Golpe Militar de 1964 e perseguido teve de se exilar do Brasil, indo para Nova York e Paris.

De volta ao Brasil, em 1976 Juscelino Kubitschek sofre um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra, RJ, que acabou ceifando sua vida. Devido seus feitos pelo estado brasileiro, vez ou outra é cobrado no enem quem foi Juscelino Kubitschek.

Memorial JK

Memorial JK

Em Brasília está o museu responsável por guardar grande parte das recordações do ex-presidente, o Memorial JK. O pôr-do-sol visto do lado do memorial é admirado por todos que passam pelo local. De longe é possível ver a estátua de JK acessando ou talvez apenas cuidado da cidade que ele mesmo criou.

SHARE