Quais matérias caem no Enem 2017? Veja como a prova é dividida

As provas do Enem 2017 estão chegando – dia 5 e 12 de novembro. Mas quais matérias caem no Enem 2017? De antemão, já adianto que as disciplinas são linguagens, ciências humanas, redação, matemática e ciências da natureza. Além disso, cerca de 500 mil estudantes se inscreveram (segundo dados do MEC).

É muita gente, não é mesmo? Por isso, está na hora de se dedicar ao máximo aos estudos! Ao todo, serão  quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha em cada, e uma redação dissertativa, geralmente sobre temas atuais da sociedade e do mundo. Mas, você sabe quais matérias caem no Enem?

Quais matérias caem no Enem 2017?

quais matérias caem no enem

As provas costumam abranger 4 áreas de conhecimento

No primeiro dia de prova, você terá cerca de 4 horas e meia para resolver questões sobre Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, que envolvem as disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia.

No segundo dia de prova, serão 5 horas e meia para mostrar seus conhecimentos em Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias e a Redação. Mas você sabe o que cada uma delas abrange? Continue ligado no nosso post que vamos explicar uma por uma:

Prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (engloba questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação).

>>>Dica de português – Qual o correto: Viagem ou Viajem?<<<

Entre os temas mais recorrentes, podemos citar: interpretação de textos; uso correto de diferentes gêneros textuais; norma culta e popular da língua portuguesa; uso das funções da linguagem e figuras de linguagem e literatura.

As questões de Literatura costumam cobrar sobre obras de artistas do modernismo brasileiro e grandes nomes da vanguarda européia como Pablo Picasso.

Prova de Ciências Humanas e suas tecnologias

Essa prova contém questões de História, Filosofia, Geografia, Sociologia e também de conhecimentos gerais. Geralmente envolve temas que abordam questões sociais e de direitos humanos, como: racismo, homofobia, questões de gênero; problemas urbanos e ambientais, entre outros.

Com vários escândalos envolvendo a Capital Federal, um dos temas que podem cair é sobre a vida de Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília. mas você sabe quem realmente foi esse presidente? Veja aqui quem foi Juscelino Kubitschek, com o governo dos 50 anos em 5.

Prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias

Esse caderno contém questões de exatas como: Física, Química e também de Biologia. A prova de física não  testa somente a sua capacidade em decorar fórmulas, mas sim a sua aplicação dentro de um determinado contexto. Os temas que caem em física costumam ser: energia, transformação e conservação; mecânica, estudos dos movimentos e a Lei de Newton;ondulatória,ondas sonoras; eletricidade, potência consumida e energia; leis da termodinâmica, calorimetria, termologia; óptica, refração da luz,etc.

matérias que caem no enem quimica

As questões de química costumam abordar conceitos de entalpia, oxidação, redução, energia de ativação, carbono quiral e ainda questões que exigem o conhecimento da formulação e nomenclatura inorgânica e orgânica.

A prova de Biologia irá testar o seu conhecimento em interpretar gráficos e tabelas. Entre os temas abordados, há questões de hábitos de saúde; impacto das novas tecnologias no mundo atual; sustentabilidade versus desenvolvimento econômico, etc. Temas como  reprodução humana; conservação de alimentos, tipos de nutrientes e vitaminas, primeira lei de Mendel, dengue, malária, etc também costumam aparecer.

Prova de Matemática e suas tecnologias do Enem 2017

Essa prova contém questões de matemática e de suas tecnologias. Apesar de ser uma prova cheia de gráficos, você deve ficar atento também à análise dos dados, e não apenas à aplicação de fórmulas.

Funções de 1° e 2° graus costumam aparecer sob as mais variadas abordagens, sem que seu uso fique muito claro no enunciado da questão!

Os temas abordados são: cálculo simples, aritmética, probabilidade, estatística, análise combinatória e progressão geométrica.

Redação Enem 2017

A  redação é uma prova dissertativa, cuja nota é imprescindível para que o candidato tenha uma boa colocação no exame final. Os temas que são abordados envolvem aspectos atuais da sociedade brasileira e do mundo.

dicas de como escrever uma redação nota mil

Na redação, o que é avaliado é o uso do português correto,  a ortografia e se o candidato possui  capacidade argumentativa. Alguns temas abordados nas provas anteriores foram: a intolerância religiosa no Brasil(2016); a violência contra a mulher na sociedade brasileira (2015); a questão da publicidade infantil no Brasil (2014) e em 2013, o tema foi sobre os efeitos da implantação da lei seca no Brasil. Como você pode ver, são sempre temas polêmicos e atuais.

A redação do Enem 2017 avalia  principalmente a sua capacidade de compreender o tema e apresentar um argumento coerente, criativo e embasado. Exatamente por causa disso, você precisa estudar por um bom cursinho. Dê uma lida no artigo Descomplica é bom para quem vai fazer o Enem 2017?

Agora que você já sabe quais matérias caem no Enem, deixe o seu comentário abaixo e curta a nossa página no facebook!