Exclusivo: 6 dicas de como evitar o cansaço durante os estudos

Tá certo que a concorrência para o ENEM é acirrada, mas de nada adianta estudar cansado, de madrugada, sem comer, ou sem dormir direito. Desta forma, você precisa evitar o cansaço durante os estudos.

Seu organismo precisa de no mínimo seis horas de descanso, para que você consiga assimilar a matéria e apresentar um bom rendimento nas provas. O melhor é traçar um plano de estudos, com uma metodologia própria para não perder a motivação.

como evitar o cansaço durante os estudos

6 dicas de como evitar o cansaço durante os estudos

#1 Entenda como o seu cérebro funciona!

Você já deve ter ouvido falar que tem profissionais que são mais produtivos de manhã e outros à noite, certo?

Dessa forma, procure descobrir qual o melhor horário que o seu cérebro funciona melhor e crie uma rotina diária para o estudo. Pois estudar quando você estiver cansado, será totalmente inútil para assimilar a matéria. pode parecer estranhos, mas criar uma rotina de estudos pode ser a melhor forma de evitar o estresse.

#2 Procure sempre relaxar antes da prova

Uma noite mal dormida, pode acabar de vez com a sua aprovação! Pois o cérebro cansado não consegue raciocinar direito e ainda por cima, atrapalha a nossa capacidade de concentração.

Portanto, lembre-se sempre de dar uma descansada ou relaxada se estiver cansado e principalmente procure ter uma noite de sono tranquila, antes do dia da prova do Enem!

#3 Evite situações de estresse

Para evitar o cansaço durante os estudos, evite situações de estresse e que gerem ansiedade, como comer muito ou comer menos, comer besteira o dia inteiro,  àquelas situações que possam fazer com que você tenha dificuldade de dormir.

Na hora de deitar, procure apagar tudo aquilo que ative o seu cérebro, como Televisão, celular, jogos eletrônicos, etc. Apague a luz e evite barulho.

#4 Otimize o seu tempo

Se ao abrir aquele livro de física de 100 páginas, você se assusta e pensa: vou deixar para depois, você está sem uma metodologia de estudo!

Procure dividir o livro em várias partes e, intercale a leitura com exercícios práticos de provas anteriores, para que o cansaço não te vença! Use aqueles post its com fórmulas e cole nos lugares onde você sempre está sempre presente em sua casa. É um excelente recurso para memorização!

Faça pequenos resumos, para que a leitura fique fluida e dinâmica na hora da revisão e não gaste muito o seu tempo!

#5 Faça um plano de estudos criativo e dinâmico

Para que o estudo não fique tão cansativo, além da leitura, procure assistir a um vídeo ou a uma exposição por exemplo, sobre um determinado fato da história que irá cair na prova.

A leitura de jornais, revistas e assistir a documentários são  ótimas opções para evitar o cansaço, além de permitir que você se informe sobre os temas da atualidade.

Uma das coisas que me ajuda é estudar por bons cursinhos, pois o plano de estudos já vem adaptado para cada tipo de estudante. Talvez, um dos cursinhos mais conhecidos seja o Descomplica.

#6 Procure praticar uma atividade física

Nada melhor do que aumentar a nossa carga de serotonina nesses momentos de estresse, não é mesmo?

Para evitar o cansaço e a preguicinha na hora de estudar, procure fazer um intervalo ao longo do dia. Leve o cachorro para passear, dê uma caminhada, ande de bicicleta, etc. Além de você voltar super disposto para os estudos, irá melhorar a sua qualidade do sono e diminuir o estresse por conta da prova.

Essas foram algumas dicas de como driblar a preguiça e de como o cansaço pode atrapalhar os estudos.

Você gostou do nosso artigo! Se sim, deixe uma pergunta ou escreva  um comentário abaixo!