16 Super dicas de como estudar para o Enem de forma eficiente

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estão chegando e vale lembrar que a matéria não é pouca: além da  redação, o candidato enfrentará quatro provas objetivas divididas em Ciências Humanas, Ciências da Natureza  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática. Por isso, para saber como estudar para o Enem de forma eficiente é preciso se preparar antes e seguir uma rotina de estudos com antecedência é a forma mais eficiente de ser aprovado.

Lembre-se que você deverá otimizar ao máximo o seu tempo de estudo! Para isso, separamos algumas dicas essenciais para garantir a sua vaga.

como estudar para o enem de forma eficiente

Passar no Enem é a porta de entrada para um grande futuro em uma universidade pública. Mas para alcançar esse objetivo, é necessário saber como estudar para o Enem de uma maneira correta, dentro do seu próprio ritmo. Não importa se você irá pagar um cursinho, ou estudar através de videoaulas grátis! O que importa é saber qual será o melhor método para você, além de ter muita determinação.

Confira como estudar para o Enem de forma eficiente

#16 – Procure ajuda de colegas

Como estudar para o Enem: em grupo ou separado? Se a sua resposta foi a primeira, você pode estudar com um colega que saiba mais que você em alguma matéria e vice-versa.

Estudar em grupo, pode ser mais divertido também e vantajoso; pois um colega pode estimular o outro. Só não vale ficar parando para conversar sobre outros assuntos que não a matéria, se não o grupo não será produtivo! Nesse caso, prefira estudar sozinho!

#15 – Mantenha-se atualizado através da leitura

Ler é importante para se fazer uma boa  prova e para possuir um vocabulário mais rico. As provas do Enem analisam o conhecimento do candidato, através de temas atuais que envolvem questões sociais, políticas e culturais da nossa sociedade e do mundo.

O hábito de  ler diariamente jornais, revistas e livros permite que o candidato enriqueça o seu vocabulário e seu conhecimento e consiga redigir de forma coerente e eficaz uma redação sobre  qualquer tema atual que possa ser  solicitado.

atualizar estudar enem

#14 – Planejamento é a base de como estudar para o Enem

Como estudar para o Enem é um tanto trabalhoso você precisa se planejar. planejar significa colocar no papel, os dias de estudo, os horários, os locais, tudo para que o estudo seja organizado e eficiente, sem afetar a sua vida diária.

Se você é uma pessoa que trabalha de dia e estuda à noite, o seu planejamento semanal será totalmente diferente de uma pessoa que só estuda e não trabalha.

Por isso, antes de criar um planejamento, coloque no papel seu plano de estudo e avalie todos os prós e os contras de acordo com o seu perfil e personalidade.

Eu sou uma pessoa que rende mais de dia ou de noite? Eu estudo melhor em grupo ou separado? Em casa ou fazendo um cursinho presencial? Quais as matérias que tenho mais dificuldade e assim por diante.

#13 – Invista em bons cursinhos

Se você está pensando em estudar por conta própria essa pode ser uma péssima experiência. É sempre bom ter o auxílio de professores que possam orientar seus caminhos. Por isso, para estudar de forma eficiente, invista um pouco de dinheiro num bom cursinho. Assim você terá certeza de uma boa nota.

Entre tantos cursinhos conhecidos no mercado digital você pode conferir um artigo especial sobre o melhor cursinho para Enem.

#12 – Defina o que será estudado e como

Que tal separar duas horinhas por dia para cada matéria? Porém, dê atenção àquelas as quais você encontra mais dificuldade e não as que você gosta mais. Ao final de cada estudo, faça exercícios de  simulados anteriores.

#11 – Faça revisões periódicas da matéria

Durante o estudo, enfoque as matérias que se apresentam mais difíceis e coloque-as como prioridade a serem revisadas antes da prova. Procure escrever resenhas ou responder questionários sobre os assuntos de maior dificuldade.

momentos de lazer para estudar

#10 -Tenha momentos de lazer

Separe um dia da semana ou uma hora do dia para ler um livro, ver um filme, dar uma volta e principalmente tenha uma rotina saudável. Como estudar para o Enem é cansativo e estressante, se permita também fazer viagens. Esta é uma ótima forma de evitar o estresse causado pelos estudos.

Estudar em excesso, sem uma pausa no dia, pode prejudicar o corpo e estressar a mente. Procure fazer um intervalo durante a rotina de estudo.

#9 – Lembre-se de que você não é um robô!

Estudar sem dar um descanso para a sua mente pode não fazer bem para o seu cérebro! Após algumas horas estudando, procure relaxar um pouco. Dê uma volta. Faça um lanche. Leia uma revista!

A sua mente agradece. A estafa e o estresse gerado por horas e horas de estudo pode acabar atrapalhando sua concentração e memorização!

#8 – Tenha uma vida normal

Complementando as dicas anteriores, para passar no Enem você precisará abdicar de muita coisa, como ir a festas todos os finais de semana, por exemplo. Porém, você também não precisa parar a sua vida.Evite pular refeições, tenha pelo menos seis horas de sono e pratique um esporte para aumentar a sua energia e serotonina! Evite rotinas muito puxadas de estudo, pois pode causar estresse e ansiedade.

#7 – Procure um lugar tranquilo e iluminado para estudar

Na hora de estudar, um ambiente claro, organizado e tranquilo conta muito para se manter o foco e a concentração. Se você estuda em casa e sua mãe costuma chamar para ajudar nas tarefas domésticas, o bebê não para de chorar e o irmão caçula não desliga o jogo da internet, procure um lugar mais calmo ou reservado.

Converse com seus familiares para que também reservem um tempo para você.  Tenho certeza de que irão entender!

rotina de estudos pode melhorr o desempenho

>>>CURSINHO MONTA SUA ROTINA DE ESTUDOS<<<

#6 – Crie uma rotina própria de estudos

Defina um horário e separe uma hora do dia mais tranquila e comece a estudar. Dê ênfase às matérias que você considera mais difíceis, pois assim, terá sempre uma rotina a seguir e tempo de sobra para compreender.

Após o estudo, refaça diariamente os exercícios. Se precisar, repita em voz alta. Anote e refaça as questões de simulados anteriores. Na internet há a posibilidade de baixar simulados de forma gratuita.

Se você quer aprender de forma detalhada como criar uma rotina de estudos, dê uma lida no artigo Como uma rotina de estudos pode melhorar sua nota.

#5 – Foque muito na leitura

A redação apresenta forte pontuação para a aprovação no Enem. E geralmente, os assuntos que mais são abordados são fatos atuais, econômicos, políticos e sociais que saem na mídia. Por isso, procure sempre ler muitos jornais, revistas, assistir a noticiários, etc. Leia diferentes jornais e procure ter uma visão mais crítica dos fatos.

Além disso, a leitura de segmentos variados, aprimora a ortografia, a gramática e a interpretação de texto.

#4 – Refaça exercícios de simulados anteriores

Esse é um dos aspectos mais importantes para quem deseja estudar para o Enem de forma eficiente. Estudar os simulados de provas anteriores, permite reforçar mais a matéria, além de apresentar ao candidato suas dúvidas e qual tópico precisa realmente ser  mais aprofundado.

>>>VEJA QUAL O CURSINHO QUE TEM A MELHOR LISTA DE EXERCÍCIOS<<<

#3 – Descubra a melhor forma de memorizar o conteúdo

Você conhece o seu jeito? Se você tem mais facilidade em memorizar, falando em voz alta, procure recitar a matéria para um amigo, um irmão ou até mesmo o seu animal de estimação! O que importa é que tenha alguém para ouvi-lo.

Mas, se você prefere assimilar a matéria lendo de forma silenciosa ou escrevendo, você deve seguir o seu estilo! O que importa é o seu entendimento e memorização.

Se você prefere escrever, opte por fazer um resumo, uma resenha ou o fichamento da matéria.

matenha uma vida saudavel nos estudos

 #2 – Mantenha uma vida saudável

Durante o período de estudos para o Enem, procure praticar uma atividade física ou uma atividade que tranquilize ou relaxe a mente, como yoga, meditação. Alie a uma alimentação saudável e balanceada. Evite pular as refeições.

Como estudar para o Enem é cansativo, não deixe de dormir ou se alimentar para ficar estudando. Tenha consciência de que uma alimentação saudável e noites bem dormidas irão contribuir para a sua saúde física e mental e portanto contribuir para uma boa rotina de estudos.

#1 – Crie seu plano de estudos

O primeiro passo para estudar para o Enem é traçar um plano de estudo. Procure escrever em uma agenda, caderno ou quadro negro os dias da semana e os horários com as respectivas matérias que serão estudadas.

>>>CONHEÇA O MELHOR CURSINHO PARA ENEM<<<

Confira abaixo cinco dicas rápidas para você montar o seu plano de estudos:

#1 – Defina prioridades

Procure se empenhar nas matérias mais difíceis para você; Não adianta se dedicar no conteúdo  que você já domina. Procure tirar uma boa nota em todas as matérias e na redação.

#2 – Siga corretamente o seu plano de estudos

Respeite os horários de estudo e de descanso. Não invente aumentar ou diminuir as horas de estudo em cima da hora.

Se estiver dando certo, procure seguir o padrão de estudo até o dia da prova. Se você está se saíndo bem, estudando sozinho, continue assim. Mas se está estudando em grupo e está dando certo, não invente de estudar sozinho em cima da hora.

dicas de como escrever uma redação nota mil

#3 – Ler e escrever sempre

Coloque em seu plano de estudos, pelo menos uma vez por semana, uma redação, para que você possa praticar e se aprimorar cada vez mais. Peça ao seu professor ou a alguém capacitado para corrigi-la. Procure ler bastante também. Coloque também no seu plano de estudos a leitura de livros que irão cair na prova.

#4 – Simulados anteriores

Em cada semana, tire um dia para responder simulados anteriores e foque nas suas dúvidas e erros. Você poderá também entender melhor o perfil e o ritmo da prova, administrando melhor o tempo no dia do Enem.

#5 – Escolha o melhor local

Defina sempre um local adequado para você estudar. Se a sua casa estará cheia de parentes na segunda, procure estudar em uma biblioteca ou no próprio cursinho, se você fizer um.

Chegamos ao final do nosso artigo sobre como estudar para o Enem. Espero que você tenha gostado! Deixe um comentário abaixo e curta a nossa página no facebook!