Quem chuta na prova do Enem tem menor pontuação? [VERDADE OU MENTIRA]

Tempo de leitura: 2 minutos

Nem sempre dá para ver, ou rever todos os conteúdos do Ensino Médio que é pedido no Enem. O tempo às vezes é muito curto. Intempéries acontecem e nos impede de estudar plenamente. Nesse caso, não deixamos de ir prestar a prova, mas vamos pensando “se fulano passou no enem chutando, então eu também posso.

Também é comum outros pensamentos como “quem sabe eu tenha sorte e coloque a resposta correta” ou ainda sempre fui bom nisso, pelo menos “30 questões eu acerto no chute” ou ainda tem aqueles que passam dias procurando dicas para chutar no enem.

Esses e outros pensamentos são comuns nos despreparados. Porém não é bem desse jeito que acontece. O Enem é tão complicado que até quem chutar na prova terá a resposta acertada um peso menor. É exatamente isso, nem chutar se pode mais. No entanto você se pergunta, mas como que podem ficar sabendo? Isso é possível? Respondo que Sim! Vejamos como isso pode acontecer.

De acordo com o padrão de respostas de cada um dos candidatos será possível identificar quem acertou aleatoriamente as questões. O peso da nota de quem chuta as questões é menor com relação a mesma questão de uma pessoa que sabia o que estava fazendo.

Como entender a nota do Enem

O TRI (Teoria de Resposta ao Item), as perguntas feitas aos candidatos são “inteligentes”, é possível traçar um perfil dos candidatos que acertam um maior número de questões fáceis, intermediarias e difíceis (são os graus de dificuldades da prova, cada questão tem um peso diferente).

Para que tal feito ocorra, existe um banco de dados com milhares de respostas, de alunos que realizaram as questões do Enem, selecionando o padrão de resposta, o sistema seleciona também as questões da prova (180 questões).

É esse padrão de resposta que mostrará se o candidato chutou ou não a questão. Com dados estatísticos quem erra questões mais fáceis, a probabilidade de acertar uma questão difícil é muito pequena, ou melhor, não acerta questões com um grau de complexidade maior. O contrario também é verdadeiro, quem acerta as difíceis questões, também acertará as de menos complexidade.

Você não sabia desse sistema de avaliação?Compartilhe ou marque seus amigos nos comentários, pois pode ser que eles também não saibam. Agora basta você decidir se vale a pena ou não chutar as questões. Boa prova.